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Sua marca já está atenta ao “boom” dos podcasts?

Apesar de existirem há mais de uma década, os podcasts têm sido apontados como a grande plataforma de comunicação em 2019: democráticos, de fácil produção e grande alcance.

Segundo a ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), o primeiro podcast brasileiro surgiu em 2004, criado por Danilo Medeiros, como parte de seu blog. Em 2006, surgiu o Nerdcast, que até hoje é um dos programas mais ouvidos do país, também no formato de conversas sobre assuntos diversos, mas já com uma produção mais elaborada. Depois de 2010 surgiram sucessos como Mamilos, Anticast e Projeto Humanos, alternando formatos “temáticos” e entrevistas e conversas sobre temas variados.

A ABPod fez uma consulta online em 2018 e recebeu 22 mil respostas sobre os hábitos de consumo de podcast no Brasil. Mais da metade das respostas afirmaram consumir podcasts diariamente. Até então dedicadas somente a música, players de streaming como o Spotify e o Deezer, passaram a agregar podcasts. Jornais e grandes veículos como a Folha de São Paulo e a Rede Globo lançaram seus próprios podcasts de notícias e entretenimento.

Agora chegou a vez das marcas. Pense bem: com um investimento baixo o seu negócio pode estimular uma conversa direta com o consumidor, abordando temas do seu universo e estreitando os laços com os seus diversos públicos.

 

Vamos dar uma olhada nos principais motivos pelos quais a sua marca não deve ignorar os podcasts.

  • Você atinge um público “on-the-go”. Todo mundo perde muito tempo no deslocamento diário nas grandes cidades. O seu público não consegue ler as postagens de seu blog enquanto dirige ou corre, pelo menos não com segurança. Podcasts são convenientes e, como o rádio, fazem companhia e sedimentam hábitos;
  • Quase todo mundo tem acesso a podcasts. Basta ter um smartphone, para baixar ou fazer streaming dos episódios em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • É barato. No máximo será preciso investir em um microfone decente e gastar tempo gravando e editando, mas é definitivamente mais barato do que outras ferramentas de marketing.

Mas afinal, como usar podcasts para promover uma marca?

– Discuta as tendências atuais e tópicos importantes. Os podcasts são uma ótima maneira de discutir as notícias e os tópicos mais recentes com o seu público. Identifique a notícia mais significativa relacionada ao seu nicho, algo que o seu público-alvo deseja saber mais a respeito;

– Posicione-se como um especialista. Consolide sua autoridade sobre um tema ao hospedar um podcast;

– Estimule uma relação calorosa com seu público. Há algo mais humano e pessoal em ouvir a voz de outra pessoa. Como você pode ouvir o tom e a inflexão da voz de alguém, isso faz com que as marcas saiam do universo das ideias e pareçam mais reais e próximas;

– Faça crossmedia: transforme podcasts em posts de redes sociais ou blog;

– E, por fim, use o podcast como um estímulo de vendas ou consumo ao falar sobre o seu produto. Mas lembre-se de que o conteúdo precisa ser mais abrangente. Afinal, ninguém quer escutar 30 minutos de comerciais.