pt
pt

Lifehack: Use a Netflix e o Chrome para aprender um novo idioma

Aprender uma nova língua através de imersão não significa necessariamente que você precisa fazer as malas e se mudar para outro país por três meses. Agora, você só precisa ligar o Netflix. “Learning Languages with Netflix” é uma extensão do Chrome que permite assistir a programas com duas legendas ao mesmo tempo, para que você possa emparelhar visualmente o diálogo na língua original e na sua e aprender um novo vocabulário neste processo. É um aplicativo que faz uso do enorme catálogo da Netflix e de todos os principais idiomas nos quais ele já oferece legendas, o que inclui além de português e inglês: dinamarquês, holandês, inglês, francês, alemão, italiano, norueguês, espanhol, sueco e turco.

A ferramenta funciona melhor como um suplemento para pessoas que já têm algum conhecimento básico do idioma que estão aprendendo. Há um recurso de destaque de vocabulário que grava as palavras menos comuns, ajustável para corresponder ao seu nível de vocabulário: iniciante, intermediário ou avançado.

Ao passar o mouse sobre uma palavra, surge um dicionário pop-up e ao clicar na palavra você pode ouvir a sua pronúncia. Também é possível desacelerar o diálogo ou pausar a reprodução automaticamente no final de cada legenda, para que você possa aprender linha por linha. Existe até um catálogo de recomendações para filmes e programas que são bons para estudar.

A desvantagem é que, por enquanto, a ferramenta só é compatível com o Google Chrome, o que impede a utilização em sistemas de pareamento do streaming para TVs como a Apple TV, por exemplo.